sexta-feira, 2 de março de 2012

Emilia Ferreiro


Já se passaram quase 30 anos desde que as descobertas da pesquisadora Emilia Ferreiro no campo da alfabetização chegaram ao Brasil e ainda há muitos, mas muitos educadores que ignoram o tema.

É muito difícil imaginar, para um professor que aprendeu a alfabetizar pelo construtivismo, como realizar tal feito sem dar-se conta dos níveis dos alunos e quais são as suas hipóteses desde e ao longo de todo o período de trabalho.

E como encarar o "erro", se desconhecemos os caminhos que os sujeitos percorrem até a linha de chegada da escrita alfabética? Uma missão muito difícil, senão impossível de ser resolvida.

Por falta deste conhecimento, a alfabetização foi pintada, ainda nos anos 70-80, como bicho-de-sete-cabeça, difícil para "determinados grupos", enfim, quem não lembra dos testes de "prontidão"??!

Mas Emília Ferreiro não é novidade e muitas mudanças aconteceram de lá para cá. Os que ainda desconhecem e querem alfabetizar precisam urgentemente se apoiar nos estudos, na busca, na caça ao conhecimento sobre o incrível processo da alfabetização.

Sugiro a leitura desta reportagem da Revista Nova Escola.
Boas descobertas!

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